As características de um paciente com demência

Características de um paciente com demência

Pessoas diagnosticadas com algum tipo de doença que tem como consequência a demência, necessita de cuidados específicos e de muita atenção. É comum ouvirmos histórias de famílias que não sabem lidar com a situação e acabam agindo de maneira equivocada sem que haja essa intenção.
É bom sempre esclarecer a situação particular de cada indivíduo e não generalizar as necessidades. Por isso, vamos apresentar o que é a demência e como ela pode se manifestar em uma pessoa. Isso ajuda a família antes mesmo de procurar um apoio, compreender melhor a situação.

Segundo o site da Associação Brasileira de Alzheimer, “a demência é uma doença mental caracterizada por prejuízo cognitivo que pode incluir alterações de memória, desorientação em relação ao tempo e ao espaço, raciocínio, concentração, aprendizado, realização de tarefas complexas, julgamento, linguagem e habilidades visuais- espaciais.”

É importante mencionar que o diagnóstico de demência é dado pelo médico e é consequência de alguma patologia (geralmente ligada à uma má função das células nervosas do cérebro) como o Mal de Alzheimer.

Outra questão que deve ser abordada é sobre a idade mais comum que a demência pode vir apresentar sintomas. O correto é que esse sintoma nunca apareça por motivo de idade mas essa situação acontece, na maioria dos casos, na terceira idade. Uma opinião muito frequente do senso comum é que as pessoas mais velhas fiquem dementes naturalmente, mas isso é engano.

Como existe a perda da função cognitiva e memória, são necessários cuidados especiais com as pessoas que são diagnosticadas com demência. É particular as característica dos pacientes e, por isso, vamos identificar as mais comuns.

São frequentes as mudanças de comportamento, eles se tornam mais agressivos ou mal humorados. Mudanças de personalidade também são recorrentes e isso faz com que as pessoas próximas e familiares consigam identificar algo de errado com o paciente.

Outra característica perceptível em pessoas no processo de demência, é a falta de percepção, concentração e julgamento. Há uma dificuldade maior em se socializar e agir da mesma forma de antes. A memória também fica comprometida e, muitas vezes, essa característica gera muito transtorno aos familiares.

É importante, ao perceber características diferentes em conhecidos, orientar a procura de um médico e auxiliar no que for preciso. Existe o tratamento para a diminuição dos efeitos da demência, trazendo ao paciente, uma vida sem transtornos. Mas ainda não há cura!

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


WhatsApp
Converse com um Atendente
É rápido e funciona!