Dia 8 de setembro: Dia do terapeuta

Em comemoração ao dia do terapeuta, a Cuidarte Home Care postou esse texto em nosso blog, abordando como tema a terapia transpessoal. 

 

A vida como ela é.

A corrente teórica foi oficializada por Abrahan Maslow, Viktor Frankl, Stanislav Grof e James Fadiman, em 1968, nos Estados Unidos. É a escola da psicologia que estuda os aspectos transpessoais, auto-transcendestes e espirituais da experiência humana. Ela reconhece o potencial da vivência de uma ampla gama de estados de consciência, o fato de estamos em constante crescimento, e baseia seu auxílio na restituição do sentindo e do valor à vida.
Consiste em uma abordagem transdisciplinar que estuda o ser humano em sua totalidade. Não se contenta apenas com dimensão do ego, que é explorada pelas outras vertentes, pois a considera muito limitada, Assim, tem como objeto de estudo os estados de consciência, a transcendência, a espiritualidade e os valores positivos do ser.
Qual a técnica utilizada?
Utilizando uma nova visão da realidade a psicologia transpessoal rompe fronteiras e integra conhecimentos. “A cura está alem da ausência de sintomas físicos, emocionais e mentais” ressalta Márcia Tabone, psico-terapeuta e coordenadora do programa de pós-graduação de psicologia transpessoal da universidade paulista (Unip).
Os conhecimentos advindos dessa corrente terapêutica podem ser utilizados exclusivamente ou associados a outras abordagens terapêuticas para atender às necessidades individuais (transdisciplinar). “Os conceitos da terapia transpessoal podem ser aplicados quando questões relacionadas à abertura e de desenvolvimento da consciência dita “ampliada” (além do ego) necessitam de atenção e diferenciação dos fenômenos do nível pessoal ou autobiográficos.
Para quem é indicado?
Segundo Márcia, essa terapia é recomendada para quem recomendada para quem reconhece e valoriza a espiritualidade como dimensão importante da realidade existencial. O método psicoterápico também pode beneficiar os que vivenciam crises profundas decorrentes da expansão da consciência usual, que são muitas vezes confundidos com doentes mentais. “Pessoas de todas as idades podem participar do tratamento, o que difere é a abordagem escolhida pelo terapeuta para cada paciente e seu caso.
Quais métodos são utilizados?
São muitas as possibilidades de tratamento. Inicialmente, o terapeuta deve ter o treinamento e uma opção teórica de trabalho a seguir. “Temos os estudos dos precursores da psicologia e psicoterapia transpessoal, como Jung e Assagioli, alem da contribuição de Maslow e outros mais contemporâneos, como Grof e Wilber. Os métodos e as técnicas das psicoterapias ocidentais e orientais podem ser integradas, aliados a uma nova visão do ser humano e da realidade multidimensional da consciência. Cada terapeuta, assim como cada cliente, é única seleção de metas e métodos não rígida no campo transpessoal” retrata a psicoterapeuta.

Texto retirado da revista: O poder da terapia – referencia: Márcia Tabone, psicóloga, psicoterapeuta e coordenadora do programa de pós-graduação de psicologia transpessoal da universidade paulista (unip)

 

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


WhatsApp
Converse com um Atendente
É rápido e funciona!