10 dicas para os idosos no inverno

10 dicas para os idosos no inverno

O inverno é a época do ano mais esperada por todos nós para curtir um bom vinho ou um caldo. Mas também são os dias mais temidos por idosos. Nessa estação, a temperatura cai e nós ficamos mais suscetíveis a doenças, principalmente os mais velhos e as crianças. Devido à baixa imunidade do organismo e alguns cuidados que não são levados em consideração, nessa época o número de pessoas doentes aumenta.

É necessário tomar alguns cuidados para que o inverno seja curtido de uma maneira tranquila e segura. Os idosos precisam de maiores cuidados e atenção, então anote as dicas que nós iremos dar nesse post.

1- Estar sempre atento a temperatura do corpo. Em média, a temperatura ideal do corpo de um ser humano é 36 graus celsius. O idosos precisa manter essa média (entre 36 e 36,5).

2- Banhos em horários menos frios. É preciso que os banhos sejam mais rápidos e mais cedo. De noite a temperatura costuma abaixar e é bom evitar banhos nesse horário.

3- Sair com agasalho suficiente. É importante que os agasalhos cubram o frio mas não esquentem muito. Se as blusas deixarem a pessoa muito quente e suando, a tendência é se incomodar e se expor ao frio.

4- Evitar sair com os idosos em lugares cheios e fechados. É muito comum nessa época do ano as pessoas fecharem todos os lugares (restaurantes, salões de festa e bares) para que as pessoas não sintam muito frio, mas isso é perigoso pois os vírus ficam ali presos e o ar não circula.

5- Hidratação é extremamente importante nessa época. Assim como no verão, a hidratação é muito importante no inverno. A pele resseca pelo frio e as pessoas estão sujeitas à inúmeros vírus. A água é muito importante para manter o corpo em boa temperatura e equilibrado.

6- Lavar e arejar as roupas de inverno que ficam guardadas durante muito tempo. Geralmente as pessoas guardam as roupas de inverno e ao tirar do guarda- roupa ela pode estar com muita poeira e isso causar alergias e doenças respiratórias.

7- Manter alimentação saudável, rica em vitamina C, como laranja, abacaxi e goiaba. A vitamina C melhora o sistema imunológico e previne doenças.

8- Limpar bem a casa para não acumular poeira e sempre manter roupas de cama e banho bem limpas. É importante manter a limpeza da casa pois as cidades estão cada vez mais empoeiradas e sujas e isso é levado pra dentro das residências. Os ácaros também prejudicam muito as pessoas no inverno e, por isso, é necessário o cuidado com as roupas de cama e banho.

9- Arejar o ambiente também é preciso. Apesar do frio, as janelas precisam ser abertas e a luz do sol tem que iluminar a casa, para arejar o ambiente e impedir a proliferação de doenças.

10- A vacinação é uma das medidas mais eficazes na prevenção de doenças. Explicamos isso no post sobre a Importância da vacina contra a gripe para o idoso. Confere lá!

Pessoal, essas foram algumas medidas para prevenir que os idosos peguem algum tipo de doença. O importante é se atentar para as características individuais deles e, caso algo se altere, é necessário fazer uma consulta médica.

Caso contrário, o inverno é uma ótima época para curtir a família e programas bacanas. Não tenha medo.
Até o próximo post!

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


WhatsApp
Converse com um Atendente
É rápido e funciona!