Participação IV seminário de enfermagem do Hospital Madre Teresa

No dia 11 de maio de 2017, a Cuidarte Home Care esteve presente no  IV Seminário de enfermagem do Hospital Madre Teresa que abordou o tema: Vigilância e Segurança em saúde: Compromisso de todos, o seminário aconteceu em comemoração a semana da enfermagem. O evento foi realizado nos auditório do centro de estudos do hospital Madre Tereza. O público-alvo foram profissionais e estudantes de enfermagem.

Durante o evento aconteceu um coffe Break para interação dos profissionais presentes e também palestras sobre variados temas.

Na abertura do evento houve a palestra cujo tema foi: “Compromisso da liderança na vigilância e segurança à saúde do paciente”, brilhantemente proporcionada pela Dr. Mara Machado do Health Services Accreditation. Foi apresentado a importância e os desafios da liderança  na gestão organizacional  e  a relação com a segurança do paciente.

A enfermeira Elisângela Brunetti do hospital Madre Teresa apresentou as ações implementadas do “Núcleo de segurança do paciente” da instituição, e os resultados de tais ações, norteadas pela RDC 36 que tem por objetivo instituir ações para a promoção da segurança do paciente e a melhoria da qualidade nos serviços de saúde.

Finalizando as palestras da parte da manhã, fomos presenteados com a palestra do Dr. Mario Borges, presidente do Instituto para praticas seguras no uso de medicamentos, que apresentou a palestra: “Medicação segura: O desafio global na segurança do paciente. A palestra foi muito esclarecedora, abordou as boas praticas no manejo com a medicação, seus desafios e perspectivas.

Iniciando o ciclo de palestras da tarde, o hospital Madre Teresa, apresentou as experiências, praticas adotas, desafios e resultados nos diversos setores da instituição. A gestão financeira do hospital representado pelo gestor Glauco Xavier apresentou a palestra: “A importância da sustentabilidade na segurança do paciente”. Na seqüência a enfermeira da unidade de terapia intensiva da Instituição Flávia Bonesio, expôs os resultados, gerados a partir das boas praticas em prol da segurança do paciente na unidade. A enfermeira Irmã Sabrina Verplohz, gestora do Bloco cirúrgico apresentou os desafios na gestão do bloco cirúrgico e as boas práticas para consolidação de cirurgias seguras.

A enfermeira Sarah Campos, responsável pela unidade de terapia intensiva do hospital Felício Rocho, trouxe com muito humor e clareza a experiência da instituição ao desenvolver as práticas de segurança do paciente.

Na sequência tivemos palestras apresentando os programas de saúde do trabalhador do Hospital Madre Tereza e também do hospital da Unimed BH, apresentadas respectivamente pela psicóloga responsável pelo Rh Nayara Teixeira e pela enfermeira do Trabalho  Karina Àvila. Atualmente o hospital Madre Teresa tem o programa Viva leve que aborda controle da obesidade e o programa Conte Comigo que da apoio psicológico aos colaboradores da instituição. Já o hospital da Unimed BH, conta com um programa voltado para educação em saúde alimentar e também um programa de prevenção ao câncer de coloretal.

Encerrando o simpósio, tivemos a emocionante apresentação do pediatra Dr. Eduardo Tavares, que trouxe de forma lúdica o tema: “A segurança do cuidado: A outra face com humor e magia”. Foi abordado assuntos como: a segurança do paciente, relações interpessoais nas instituições de saúde e cuidados paliativos.

O simpósio foi extremamente enriquecedor, trouxe um grande conhecimento sobre os assuntos abordados. Fica nosso agradecimento, a comissão organizadora pela excelente organização do evento e ao hospital Madre Teresa pelo reconhecimento do profissional da enfermagem.  E o agradecimento especial a irmã Ana Rita, gerente enfermagem que nos presenteou com uma belíssima oração dedicada ao enfermeiro.

 

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


WhatsApp
Converse com um Atendente
É rápido e funciona!