Importância da vacina contra a gripe para o idoso

A importância da vacina de gripe para o idoso

A campanha da vacina contra a gripe ou, como também é chamada, vacina contra a Influenza, começou em Abril e a maioria dos estados brasileiros já estão fornecendo a vacina nos postos de saúde.

Segundo o site do Governo, estima- se que 54 milhões de pessoas vão ser vacinadas, inclusive, os professores também fazem parte do público com direitos priorizados. A meta desse ano é vacinar 90% da população que faz parte do grupo de risco, isso aconteceu pela primeira vez, no ano passado.

O médico geriatra, Dr. Rafael Márcio Carvalho, pontua que a vacina é de extrema importância para os idosos, que são grande parte desse grupo de risco e possuem menor imunidade do que os jovens.

A vacina é comprovadamente eficaz e a resistência das pessoas é algo equivocado. Segundo Rafael, as pessoas sentem medo da vacina também por motivo de seus efeitos colaterais.

O Portal Brasil, apresentou o grupo prioritário da campanha vacinal, veja abaixo:

Grupo prioritário

“O público-alvo da campanha é formado por pessoas a partir de 60 anos, crianças de seis meses a menores de cinco anos (quatro anos, 11 meses e 29 dias), trabalhadores de saúde, professores das redes pública e privada, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas privadas de liberdade – o que inclui adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em medidas socioeducativas – e os funcionários do sistema prisional. Portadores de doenças crônicas não transmissíveis, que inclui pessoas com deficiências específicas, também devem se vacinar.”

Segundo o especialista, há uma certa diferença na eficácia da vacina dos jovens em relação aos idosos. Isso acontece por motivo de alterações que ocorrem no sistema imune durante o envelhecimento.

Mas a prevenção é muito importante e a vacina não deve deixar de ser tomada. O efeito demora cerca de duas semanas, até que a produção de anticorpos seja produzida pelo ser- humano.

Outra informação sobre a vacina, segundo Rafael, é que seu pico de eficácia acontece 3 meses depois de tomar a dose. Ou seja, é interessante que a vacina seja tomada um pouco antes do inverno começar, para que seu corpo esteja devidamente protegido.

A Influenza acomete milhões de pessoas no Brasil e deve ser tratada de maneira séria, pois é possível prejudicar muito a saúde de idosos, levando até ao óbito.

A vacina possui contraindicações, como pessoas que têm alergia a ovo. E se a pessoa estiver com doenças febris, é preciso que os sintomas passem para que ela possa tomar a dose.

Se você possui alguma dúvida sobre a vacina contra a gripe, entre em contato conosco!

Até o próximo post!

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


WhatsApp
Converse com um Atendente
É rápido e funciona!